Ex-chefes da Samarco voltam a ser indiciados
Os indiciados são Ricardo Vescovi, presidente licenciado da empresa, Kléber Terra, diretor-geral de operações, Germano Lopes, gerente-geral de projetos, Wagner Alves, gerente de operações, Wanderson Silvério, coordenador técnico de planejamento e monitoramento, e Daviely Rodrigues, gerente.
Todos já haviam sido indiciados no primeiro inquérito aberto pela Polícia Civil por homicídio qualificado pelo dolo eventual (quando não há intenção, mas se assume o risco), inundação com dolo eventual e poluição de água potável. A Samarco é controlada pela Vale e BHP Billiton.
O inquérito é referente a pessoas que se feriram na tragédia. Segundo a Polícia Civil, "o presidente do inquérito, Rodrigo Bustamante, ouviu dez pessoas, entre testemunhas, um médico e vítimas.
A intenção do inquérito é verificar se há vinculação entre sequelas e lesões. Para isso, além dos depoimentos, foram realizados exames de corpo de delito indireto, com base em laudos e relatórios médicos do atendimento prestado à época, e também por exame complementar pela equipe do Posto de Medicinal Legal".
Se condenados, a pena é de 1 a 5 anos de prisão. O engenheiro Samuel Santana Paes Loures, da VogBR, que prestava serviço para a Samarco, também foi indiciado nos dois inquéritos. Em nota, a Samarco afirmou que "não tem conhecimento da conclusão deste inquérito". "A empresa reafirma que tem contribuído repassando todas as informações solicitadas pelas autoridades."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.