Em três horas, Brasil tem três presidentes da República neste sábado
Entre 11h e 14h15 deste sábado (8) o Brasil teve três presidentes da República. O fato inusitado se deveu às voltas do presidente Michel Temer (PMDB) e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao Brasil, que acontecem quase de maneira simultânea.
Desde quinta-feira (6), o presidente em exercício é Eunício Oliveira (PMDB-CE), terceiro na linha sucessória presidencial por ser presidente do Senado. Eunício assumiu em razão de compromissos oficiais de Maia, na Argentina, e de Temer, na Alemanha, em razão da reunião do G20.
Maia e Temer retornam ao país neste sábado, em meio ao agravamento da crise política, às vésperas da apresentação do parecer da denúncia contra Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O presidente da Câmara embarcou de Buenos Aires por volta das 11h15. Como é o segundo na linha sucessória, ele assume automaticamente as funções de presidente em exercício ainda no ar, assim que entrar no espaço aéreo brasileiro, segundo advogados consultados pela reportagem.
No entanto, provavelmente quando desembarcou na capital federal, Maia não é mais o presidente em exercício. Isso porque Temer, que embarcou às 7h25 da cidade alemã de Hamburgo, já está no espaço aéreo brasileiro. A reportagem apurou que o peemedebista entrou no espaço aéreo por volta das 14h15.
O presidente desembarcou em Brasília ao fim do dia, por volta das 19h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.