PUBLICIDADE
Topo

Vídeo em 360º conscientiza público sobre clima no Ibirapuera

Juliana Tiraboschi, especial para o Estado

27/08/2017 15h42

Espalhados em confortáveis poltronas infláveis, dentro de um domo também inflável, os participantes da Virada Sustentável que estão no Parque do Ibirapuera assistem a um vídeo de três minutos e meio, em uma projeção a 360º que ocupa toda a extensão do teto e das laterais da estrutura e que passa a seguinte mensagem: o ser humano está impactando o mundo de forma negativa com suas ações, mas existem tecnologias capazes de minimizar esses impactos, como materiais renováveis, plástico verde, reciclagem e novas fontes de energia.

O vendedor Alexandre Raphael, 42, assistiu ao vídeo com a esposa e a filha. "Achei que ajuda a desenvolver a consciência sobre o que cada um faz", ele diz.

Sua esposa, a enfermeira técnica Eliane Fernandes, de 38, conta que a projeção é explicativa e gostou de saber que estão surgindo novas tecnologias para melhorar o bem-estar humano. A filha do casal, Ana Clara, de dez anos, disse que o vídeo ensina como melhorar o planeta e foi informativo, já que ainda não aprendeu sobre mudanças climáticas na escola.

Eliane diz que toma algumas atitudes sustentáveis, como reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para limpar a casa. "Aprendi com a minha mãe", disse. A família ainda tenta reciclar o lixo sempre que consegue, mas a enfermeira acha que ainda podem fazer mais.

Alexandre Borba, 33 anos, também assistiu ao vídeo e disse que a experiência ensina sobre sustentabilidade às crianças de forma dinâmica. Seus enteados, Mateus e Miguel, de 13 e 9, acharam que o formato do domo desperta curiosidade. "Já tinha aprendido um pouco sobre mudanças climáticas, mas não tinha o conhecimento do que mostraram aqui", disse Mateus.

Domingo no parque

A Virada Sustentável continua até o final do dia deste domingo, 27. Diversas atividades reúnem participantes no Parque do Ibirapuera, como shantala para bebês, yoga e meditação para pais e filhos e contação de histórias.

A feira 'Trocaí' promove a consciência sobre consumismo e reaproveitamento de objetos. O evento é promovido junto com a Casa247, aplicativo que funciona como uma rede social na qual as pessoas podem trocar livros, roupas, acessórios e outros objetos pequenos que não faz mais sentido para elas, dando uma nova vida ao item nas mãos de outro. A feira vai até 16h.

Às 17h, Arnaldo Antunes encerra a Virada Sustentável com um show gratuito no palco principal do evento.