Topo

Tietê transborda e camada de espuma volta a cobrir as ruas de Salto

O rio Tietê, no trecho que passa por Salto (SP), voltou a ficar coberto por uma espuma branca nesta sexta-feira (5) - Defesa Civil/Salto
O rio Tietê, no trecho que passa por Salto (SP), voltou a ficar coberto por uma espuma branca nesta sexta-feira (5) Imagem: Defesa Civil/Salto

05/07/2019 20h33

O rio Tietê transbordou e as águas levaram grande quantidade de espuma branca para as ruas de Salto, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (5).

Com a vazão próxima dos 650 metros cúbicos por segundo, o dobro do volume normal, a água invadiu uma parte da área urbana, na região ribeirinha. A Defesa Civil pôs em alerta os moradores dessa região para eventual necessidade de saída das casas, caso o nível continuasse subindo.

A rua 24 de outubro --acesso ao Campo do Avenida--, a Ilha dos Amores e o acesso ao Parque Natural Ilha da Usina e à Ponte Pênsil foram interditados.

Segundo a prefeitura, a espuma aparece devido a componentes químicos de sabão e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo. O material é considerado poluente e pode causar irritação na pele, garganta e olhos.

Chuva gera transtornos na capital paulista

Band Notí­cias

De acordo com a Defesa Civil, com as chuvas intensas na capital, as comportas das represas da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) foram abertas, aumentando a vazão do rio.

Até o fim da tarde, as equipes faziam o monitoramento dos rios Tietê e Jundiaí, próximo à região central de Salto.

"A Defesa Civil reforça para que a população em geral evite locais próximos ao rio e respeite a sinalização de segurança e interdições", informou em nota.

Onda de frio causa geada e temperaturas negativas no Sul

Band Notí­cias