Topo

Esse conteúdo é antigo

'Grande dia da liberdade', diz Bolsonaro sobre aniversário do golpe de 1964

31.mar.2020 - Jair Bolsonaro conversa com eleitores e imprensa  - Reprodução
31.mar.2020 - Jair Bolsonaro conversa com eleitores e imprensa Imagem: Reprodução

Marlla Sabino

Brasília

31/03/2020 12h26

O presidente Jair Bolsonaro se referiu ao aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964 como o "grande dia da liberdade". A declaração aconteceu na manhã desta terça-feira, 31, em resposta a um apoiador que mencionou a data na saída do presidente no Palácio da Alvorada.

Ex-deputado federal e capitão reformado do Exército, Bolsonaro é defensor do golpe de 64, que iniciou o período da ditadura militar no Brasil até 1985. Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2019, o chefe do Executivo nomeou militares para diversos departamentos e ministérios.

Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão também publicou uma mensagem exaltando o golpe. "Há 56 anos, as FA intervieram na política nacional para enfrentar a desordem, subversão e corrupção que abalavam as instituições e assustavam a população. Com a eleição do General Castello Branco, iniciaram-se as reformas que desenvolveram o Brasil", disse.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, já havia emitido comunicado para comemorar a data nessa segunda-feira, 30. Em nota, o general afirmou que o golpe "foi um marco para a democracia brasileira".