Topo

Esse conteúdo é antigo

Gilmar Mendes: 'Se tivesse havido maior coordenação, teríamos muito menos mortes'

Gilmar Mendes atribuiu o crescimento do número de mortes por covid-19 à falta de coordenação de políticas públicas - Foto: Carlos Moura/SCO/STF; Reprodução/Twitter
Gilmar Mendes atribuiu o crescimento do número de mortes por covid-19 à falta de coordenação de políticas públicas Imagem: Foto: Carlos Moura/SCO/STF; Reprodução/Twitter

Rayssa Motta

São Paulo

11/08/2020 16h49

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), atribuiu o crescimento do número de mortes por covid-19 à falta de coordenação das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da doença. Para ele, desde o início da pandemia, o país assiste um 'amontoado de desencontros'.

Em transmissão ao vivo nesta terça, 11, o ministro também classificou como 'macabro' o acumulado de vítimas do novo coronavírus no Brasil, que já chega a 102.034, segundo o último boletim do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

"Poderíamos ter tido maior êxito. Certamente se tivesse havido maior coordenação, teríamos muito menos mortes do que tivemos, aí já com esse número macabro de 100 mil mortes", disse.

Ele lembrou ainda o impacto da realidade sanitária e da desigualdade social do país no agravamento da crise.

"Já naquele momento da distribuição dos R$600 (auxílio emergencial), surgiu a imagem muito negativa dos invisíveis - aquelas pessoas que existiam, que precisavam dos recursos, mas não estavam nos radares e nos registros oficiais. A pandemia se tornou muito mais séria graças às más condições sanitárias do País. Moradias precárias, favelas…", emendou.

Gilmar defendeu ainda o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) que, segundo ele, se tornou um 'ativo importante na pandemia'. "Apesar de todos os problemas que tivemos, me parece que esse foi um experimento institucional que deu certo", afirmou.

Na visão do ministro, é necessário aumentar o número de leitos nos estados e discutir um modelo de financiamento mais efetivo em garantir a sustentabilidade da Saúde pública e melhor sua gestão.

"Ao lado do conceito de responsabilidade fiscal, que nós consolidemos também a ideia de responsabilidade social. E daí a importância de discutirmos o financiamento do SUS", defendeu.

Esta não é a primeira vez que o ministro critica a gestão da crise provocada pelo novo coronavírus. Mês passado, ele disse que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) cria 'ônus' às Forças Armadas ao tentar transferir a responsabilidade sobre a pandemia e que o Exército está se associando a um genocídio - em referência aos militares alocados no Ministério da Saúde. A pasta é comandada interinamente pelo general Eduardo Pazuello há quase três meses e conta com dezenas de oficiais das Forças Armadas nomeados.