Topo

Esse conteúdo é antigo

Com pauta conservadora em comum, Bolsonaro recebe presidente da Hungria

Bolsonaro discursou em trio por volta das 10h ao lado de deputados e pré-candidatos na Marcha para Jesus - Carla Carniel/Reuters
Bolsonaro discursou em trio por volta das 10h ao lado de deputados e pré-candidatos na Marcha para Jesus Imagem: Carla Carniel/Reuters

Thaís Barcellos

Brasília

10/07/2022 13h51

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe a presidente da Hungria, Katalin Novák, nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto.

A cerimônia oficial de recepção de Novák, que é aliada do primeiro-ministro húngaro de extrema-direita, Viktor Orbán, frequentemente comparado a Bolsonaro, está marcada para 10h45. Bolsonaro e Katalin Novák ainda almoçam no Palácio da Alvorada na sequência, compromisso que será fechado à imprensa.

A presidente da Hungria já está no Brasil. Neste sábado, publicou em suas redes sociais que já havia chegado no Rio de Janeiro, onde visitou o Instituto de Estudos do Mar Paulo Moreira, da Marinha, e se reuniu com jovens húngaros que moram na cidade.

Na publicação, ela disse que foi convidada para vir ao Brasil por causa das relações próximas em relação às políticas para a família. "O Brasil é uma importante potência econômica, membro do G20 e dos BRICS. Estou ansiosa para conhecer o presidente Jair Bolsonaro."

O encontro com a Katalin Novák ocorre uma semana depois da data em que aconteceria o almoço entre Bolsonaro e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi cancelado. O presidente brasileiro decidiu cancelar a reunião após saber que o líder português também se encontraria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal adversário na eleição deste ano.