Topo

Kofi Annan participará de diálogo entre Farc e Bogotá

Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU - Martial Trezzinni I/EFE
Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU Imagem: Martial Trezzinni I/EFE

Em Havana

26/02/2015 12h40

O ex-secretário-geral das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan (1997-2007) irá participar nesta sexta-feira (27) do diálogo de paz entre Bogotá e as Farc, que está sendo realizado em Havana.

Em coletiva de imprensa realizada em Bogotá, ele pediu que as partes evitem "qualquer tentação de recorrer à força", pois "a violência gera violência".

O ganhador do Nobel da Paz em 2001 ainda fez um chamado ao presidente Juan Manuel Santos e seu antecessor, o opositor Álvaro Uribe, que, apesar das desavenças ideológicas, busquem um espaço de diálogo. "Ambos terão que cooperar", concluiu.

Além de Annan, também irá participar dos debates um enviado especial dos Estados Unidos, Bernie Aronson. A medida foi celebrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em ocasião da retomada do diálogo na última quarta-feira, dia 25, representantes da guerrilha reiteraram que "uma garantia de paz" seria "um acordo político nacional para a justiça real e material".

As conversações sobre paz, que tiveram início no final de 2012, já alcançaram acordos sobre a situação rural da Colômbia, o narcotráfico e participação política dos guerrilheiros. Ainda faltam ser debatidos temas como o desarmamento do grupo e a inclusão social dos guerrilheiros.

Os conflitos armados no país, que já duram mais de 50 anos, deixaram cerca de 200 mil mortos, segundo cifras oficiais.

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.