Topo

Carnaval de Veneza reúne 'mascarados' nos canais da cidade

26/01/2016 20h30

SÃO PAULO, 26 JAN (ANSA) - Desde o último sábado, dia 23, a cidade de Veneza está repleta de turistas e italianos fantasiados e festejando pelas ruas um dos mais famosos carnavais do mundo.   


As comemorações começaram com a "Festa Veneziana Sull' Acqua", no sestiere di Cannareggio, na noite do próprio dia 23: um festival de luzes, danças, músicas, jogos pirotécnicos e barcos alegóricos nas águas do principal canal da região.   


O colorido desfile aquático foi comandado pela companhia de Verona "Nu' Art", que colocou em cena o número "Creatum", que homenageia o tema do carnaval da cidade deste ano, dedicado às artes e às tradições da Serenissima - nome dado para a "República de Veneza", estado que existiu até a segunda metade do século 16.   


Já no domingo (24), foi a vez da "Festa Veneziana", outro evento realizado nos canais de Cannaregio. Pela tarde, mais de 15 mil pessoas assistiram a um cortejo aquático, onde cerca de 100 embarcações e 600 passageiros com máscaras e fantasias desfilaram desde a Dogana até Cannaregio, passando pelo Canal Grande.   


Durante a atração, os presentes também puderam dançar ao som do músico Paolo Zanarella, o "Pianista Fuori Posto", que se apresentou suspenso por uma grua no canal principal, próximo ao edifício Pescheria di Rialto. Além disso, comidas típica de Veneza e vinhos da região foram distribuídos de graça ao público.   


A animação do Carnaval de Veneza vai voltar a crescer no próximo fim de semana, com o aumento de eventos e atrações especiais.   


Entre os mais esperados estão o tradicional "Voo do Anjo" e o "Desfile das Marias". No primeiro, uma jovem sobrevoa a Praça de San Marco pendurada por uma corda usando uma máscara e uma fantasia própria.   


Na edição de 2016, a garota que terá a honra de voar sobre um dos maiores marcos da cidade se chama Irene Rizzi. O "voo" da menina acontecerá às 12h do dia 30. Já no segundo, 12 adolescentes fazem um cortejo pela cidade e mostram por que devem ser escolhidas para ser o "anjo" do próximo ano. A escolha da "Maria do carnaval de 2017" acontecerá no dia 7 de fevereiro, quando acaba a votação popular.   


Além disso, no próximo fim de semana também começa um concurso da máscara mais bonita de todas e uma edição especial da competição para as crianças. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.