Maioria dos americanos aprova tortura contra suspeitos de terrorismo
A maioria dos cidadãos norte-americanos é favorável ao uso de técnicas de tortura em suspeitos de crimes de terrorismo, revelou uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos e divulgada nesta quarta-feira (30).
Segundo o estudo, 25% dos entrevistados afirmaram que "muitas vezes" o uso do método é justificável e 38% disseram que "às vezes" é preciso recorrer à tortura. Apenas 15% responderam que a medida "nunca" deve ser utilizada, em nenhuma hipótese.
Ao analisar aqueles que se disseram republicanos ou democratas, o levantamento mostrou que 82% dos primeiros se disseram favoráveis à tortura e 53% dos segundos aprovam a medida.
O tema voltou à pauta nos últimos meses, após o polêmico pré-candidato republicano Donald Trump afirmar que traria de volta a técnica de interrogatório conhecida como "afogamento" - banida pelo atual presidente, o democrata Barack Obama. Além disso, o bilionário afirmou que "trará o inferno de volta" para os suspeitos caso seja eleita.
O "afogamento" é considerado uma prática que viola as Convenções de Genebra e recebe críticas de, praticamente, todos os grupos de direitos humanos do mundo.
A pesquisa foi realizada de maneira online entre os dias 22 e 28 de março e perguntava se a tortura pode ser justificada contra "supostos terroristas" para conseguir informações relacionadas ao tema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.