Topo

Italiana corre de Milão a Bruxelas contra fome infantil

24/05/2016 17h30

BRUXELAS, 24 MAI (ANSA) - Para chamar atenção das instituições europeias para a fome infantil, a italiana Ivana di Martino, de 44 anos, percorreu 900 km a pé durante 12 dias de Milão a Bruxelas, aonde chegou nesta terça-feira (24).   

Martino, formada em sociologia e corredora por paixão, enfrentou a longa viagem muitas vezes sob chuva, mas não desistiu de seu objetivo de ajudar a terminar com a desnutrição infantil e a pobreza alimentar na Europa, com o apoio da marca de massas italiana Barilla.   

Na chegada em Bruxelas, a socióloga foi recebida com aplausos.   

Entre aqueles que esperavam para recebê-la estava o político italiano Gianni Pittella, presidente do Socialistas e Democratas (S&D), segundo maior grupo do Parlamento Europeu, que agradeceu pelo esforço da ativista. "Te garanto que levaremos seu gesto para as instituições europeias", afirmou.   

A mensagem de Ivana, da Barilla e da campanha #werun4kids ("Nós corremos pelas crianças") é simples: a pobreza é um problema grave na Europa e uma ameaça especialmente para as crianças. Sem acesso à educação e a uma alimentação adequada para seu desenvolvimento, milhões de pequenos vivem em situação de pobreza alimentar, que se manifesta pela desnutrição ou até pela obesidade.   

Em 2014, 27,8% das crianças na Europa estavam em risco de pobreza ou exclusão social. Em alguns Estados-membros esse percentual chegou aos 40%. No seu relatório "Fairness for Children" (Justiça para as Crianças), o Unicef enfatiza como uma alimentação não-saudável tornou-se uma tendência preocupante entre os pequenos, principalmente na Bélgica, Romênia, Eslováquia e Turquia, onde esse problema tem se agravado desde 2002.   

Nos próximos meses, a Barilla lançará uma campanha social na Bélgica para prestar homenagem a todos aqueles que, com projetos relacionados à alimentação, estão realizando um grande trabalho para melhorar a vida das pessoas.   

"Quando Ivana nos procurou, nós imediatamente percebemos que seu objetivo também era nosso: dar a todas as crianças o alimento que damos aos nossos filhos", disse Paolo Barilla, vice-presidente da marca. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.