Em troca de prisioneiros, Rússia solta 'heroína' ucraniana
A Rússia libertou a pilota ucraniana Nadia Savchenko, considerada heroína em seu país, em uma troca com Kiev para soltar dois agentes russos, de acordo com declarações de fontes oficiais nesta quarta-feira (25).
A notícia foi dada em primeira mão por funcionários do governo ucraniano que preferiram manter o anonimato. Por outro lado, a emissora russa RT anunciou que dois cidadãos do país tinham sido libertados e já estavam voando em direção a Moscou.
Em março, Savchenko foi condenada pela Rússia a 22 anos de prisão por cumplicidade na morte de dois jornalistas no leste da Ucrânia em junho de 2014. O processo, que levou seis meses, terminou em confusão porque a pilota cantou o hino da Ucrânia no momento em que o juiz pronunciou a sentença.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, já tinha prometido fazer "todo o possível" para que Savchenko voltasse ao país. Ele já cogitava uma troca de prisioneiros.
"Um avião presidencial com a heroína Nadia Savchenko aterrissou", disse Poroshenko em seu Twitter, anunciando a chegada da pilota em Kiev.
Já os agentes russos Yevgeny Yerofeyev e Alexander Alexandrov, soltos na troca de prisioneiros, tinham sido condenados a 14 anos de detenção por Kiev por espionagem e atos de terrorismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.