Papa Francisco recebe líder das Mães da Praça de Maio

BUENOS AIRES, 27 MAI (ANSA) - O papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, dia 27, a líder das Mães da Praça de Maio, a conterrânea Hebe de Bonafini.   

O encontro aconteceu de forma privada na residência do religioso, na Casa Santa Marta, no Vaticano, e teve duração de cerca de uma hora.   

Ela presenteou o Pontífice com um lenço usado pelas mães que fazem parte da associação e é símbolo do grupo.   

Esse é o primeiro encontro entre os dois desde que Francisco foi eleito Papa, em março de 2013. O argentino Jorge Mario Bergoglio já havia convidado Bonafini para visitá-lo em outras ocasiões. Ela era uma grande crítica do religioso, acusando-o de colaborar com a ditadura (1976-1983), mas já disse ter se "equivocado" em seu posicionamento. "Ele está do lado do povo", apontou.   

Francisco, por sua vez, disse, em entrevista recente à agência de notícias argentina "Télam", que "esta senhora me insultou várias vezes com artilharia pesada, mas, a uma mulher a quem sequestraram os filhos e não se sabe como e quanto tempo os torturaram, quando os mataram e onde os enterraram, eu não fecho as portas".   

A associação Mães da Praça de Maio foi criada em meados da década de 1970 pelas mães dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar do país que buscavam notícias sobre seus filhos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos