Topo

Em 6 meses, Jubileu católico reúne 8,2 milhões de fiéis

30/05/2016 15h39

CIDADE DO VATICANO, 30 MAI (ANSA) - Há quase seis meses do início do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, conhecido como Jubileu, mais de 8,2 milhões de fiéis e peregrinos visitaram Roma e o Vaticano para os eventos religiosos, informou o portal oficial do evento nesta segunda-feira (30).   

Iniciado no dia 8 de dezembro de 2015, o Jubileu é um dos momentos mais importantes para os católicos do mundo todo. A série de eventos religiosos seguirá até o dia 20 de novembro deste ano e, um dos ápices de peregrinação, ocorrerá no dia 4 de setembro, quando o papa Francisco canonizará, ou seja, tornará santa, Madre Teresa de Calcutá.   

Nesta segunda-feira, como parte das reflexões sobre o tema da misericórdia, foi inaugurada, a exposição "A Misericórdia na Arte - Itinerário Jubilar de obras-primas italianas", que circulará por museus públicos da capital italiana. O Jubileu é um período no qual a Igreja Católica concede graças espirituais aos fiéis, como a expiação dos pecados. Segundo a tradição, esse é um tempo em que é mais fácil para o cristão alcançar as bênçãos de Deus. Ele também é uma espécie de chamado para que os que estão afastados da fé retomem sua vida religiosa.   

Tradicionalmente, o evento ocorre a cada 25 anos. O último foi em 2000, portanto, o próximo deveria ser apenas em 2025.   

Contudo, um Pontífice pode convocar tal celebração por razões extraordinárias, no caso, a misericórdia. A medida tem como objetivo motivo pedir que os fiéis façam uma reflexão sobre a importância da misericórdia, mostrando uma face mais humana da Igreja Católica, como Francisco tem feito durante todo seu papado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.