Topo

Obama e Putin repercutem resultados do 'Brexit'

24/06/2016 14h00

WASHINGTON E LONDRES, 24 JUN (ANSA) - A notícia da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) repercutiu em todo o mundo, desde Washington até Moscou. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira, dia 24, respeitar o desejo da maioria dos britânicos de deixar o bloco. Seu homólogo russo, Vladimir Putin, que muitas vezes está no lado oposto das mesas discussões, chamou esta de "uma decisão superficial".   

O líder norte-americano defendeu, em nota divulgada pela Casa Branca, que tantos o Reino Unido quanto o bloco econômico "vão continuar sendo parceiros indispensáveis dos EUA".   

"A relação especial entre EUA e Reino Unido é duradoura e a filiação do Reino Unido à Otan continua sendo uma pedra fundamental da política econômica, exterior e de segurança dos Estados Unidos", acrescentou.   

Sua aliada, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e possível nomeada do Partido Democrata a Casa Branca, também disse respeitar a decisão.   

"Nossa primeira tarefa é garantir que a incerteza econômica criada por estes eventos não afete famílias trabalhadoras nos EUA", apontou.   

Em comunicado, ela acrescentou que "esses tempos de incerteza pedem calma, precisão e liderança na Casa Branca".   

O republicano Donald Trump, por sua vez, comemorou o "Brexit" durante viagem à Escócia. Segundo ele, se trata de "uma grande vitória".   

"As pessoas querem recuperar seu país, querem a independência".   

Rússia - Para Putin, "a organização desse referendo e seus resultados são uma atitude presumida e superficial das autoridades britânicas em relação a assuntos cruciais para o país e o conjunto da Europa".   

Ainda segundo ele, "as consequências desta votação são globais e é preciso esperar para saber se serão positivas ou negativas".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.