Conheça os estrangeiros favoritos a medalha na Rio 2016

Por Tatiana Girardi SÃO PAULO, 04 JUL (ANSA) - Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro prometem marcar a última oportunidade de ver alguns dos maiores atletas da história na maior competição do planeta. O bicampeão olímpico Usain Bolt e o maior medalhista da história dos Jogos, Michael Phelps, devem disputar suas últimas edições no Brasil.   


A disputa pelo quadro geral de medalhas deve ficar, como tem ocorrido nas últimas edições, entre Estados Unidos e China. Além disso, a suspensão da Rússia no atletismo faz com que esses dois países sejam beneficiados no total de conquistas.   


Confira as apostas para os principais esportes dos Jogos Olímpicos: Natação - A natação norte-americana estará em mais uma edição com grandes nomes - que devem aumentar consideravelmente o número de medalhas do país. A lenda das piscinas Michael Phelps abandonou a aposentadoria para chegar ao Rio. Além dele, Ryan Lochte, Missy Franklin e Katie Ledecky prometem sobrar na competição. Olho também nos novatos Chase Kalisz e Leah Smith.   


Outros estrangeiros que devem brilhar nas piscinas brasileiras são o francês Florent Manaudou, o sul-africano Chad Le Clos, o holandês Ranomi Kromowidjojo, o australiano Cameron McEvoy, a sueca Sarah Sjostrom e o britânico Adam Peaty.   


Atletismo - Apesar de não contar com os atletas russos, suspensos dos Jogos por causa de um esquema sistêmico de fraudes em testes antidoping, o atletismo é um dos principais palcos olímpicos.   


Um dos astros, sem sombra de dúvidas, será o jamaicano Usain Bolt - que buscará o tri olímpico nos 100m rasos, nos 200m rasos e no revezamento 4x100m. Seu maior rival será o norte-americano Justin Gatlin, que tem a segunda melhor marca no ano nos 100m.   


Outra grande promessa é o britânico Mo Farah, tricampeão mundial (2011, 2013 e 2015) e campeão olímpico nas provas de 5 mil e 10 mil metros.   


Tênis e golfe - O tênis será um torneio de gala. Os melhores tenistas do mundo se reunirão no Rio de Janeiro para a competição. O líder do ranking no masculino, o sérvio Novak Djokovic, e a melhor tenista da atualidade, Serena Williams, já garantiram vaga. Além deles, o suíço Roger Federer, o britânico Andy Murray, o espanhol Rafael Nadal, a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a russa Victoria Azarenka também virão ao Brasil.   


O golfe, por sua vez, não contará com algumas das suas principais estrelas. Cinco dos melhores golfistas da atualidade desistiram da competição por medo do vírus zika. No entanto, o norte-americano Bubba Watson e a golfista número um do mundo, a jovem neozelandesa Lydia Ko, irão ao Rio e prometem honrar o esporte que volta à grade olímpica após 112 anos.   


Ginástica olímpica - Um dos esportes mais bonitos das Olimpíadas será palco de grandes estrelas mundiais. Entre os principais destaques, a norte-americana Simone Biles promete roubar a cena nas competições individuais. Entre os homens, o japonês Kohei Uchimura, nas argolas, será o principal adversário do brasileiro Arthur Zanetti.   


Esportes coletivos - No basquete, a promessa é de que os Estados Unidos levem o ouro tanto no feminino como no masculino. Já o Brasil volta como favorito no handebol e no vôlei feminino - mas a equipe masculina no vôlei também deve buscar medalha. O futebol olímpico masculino terá como grandes estrelas Brasil, Argentina e Alemanha, enquanto o feminino tem os Estados Unidos como franco-favoritos.   


No vôlei de praia, a disputa deve voltar a ficar entre Brasil e EUA: a campeoníssima Kerri Walsh está confirmada na competição e deve dar muito trabalho para as adversárias. Entre as brasileiras, a veterana Larissa também irá em busca do ouro.   


Judô - O judô olímpico tem como um de seus principais nomes a lenda francesa Teddy Riner, a norte-americana Kayla Harrison (medalhista em 2012) e a jovem japonesa Mami Umeki. Os brasileiros também vão com time completo e prometem fazer bonito em casa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos