Projeto cria cidades 'amigáveis' para pessoas com Alzheimer
ROMA, 10 AGO (ANSA) - Chegou à cidade italiana de Abbiategrasso, nas proximidades de Milão, o projeto "Dementia Friendly Community" ("Comunidade Amigável para Demência", em livre tradução do inglês), que tenta mudar a percepção sobre as doenças mentais e inserir as pessoas afetadas por essas patologias na sociedade.
Ou seja, o projeto prevê a compreensão de quais são as necessidades dos doentes e mostrar como eles podem contribuir positivamente para a cidade. Além disso, tem o objetivo de quebrar estigmas e preconceitos, incentivar o mercado de trabalho a contratá-los, adequar o transporte público e promover a inclusão em programas culturais.
De forma geral, conscientizar desde o "comerciante da esquina" até os motoristas de ônibus a viverem de forma amigável com pessoas que sofram algum tipo de problema mental.
A ação, que deve chegar em outras cidades italianas em breve, é uma iniciativa da "Alzheimer's Society", realizada em parceria com o governo britânico.
A ideia surgiu após uma pesquisa realizada em 2013, quando foi constatado que no Reino Unido existe meio milhão de pessoas com problemas mentais e um terço delas estão vivendo por conta própria. Isso é preocupante, pois doenças mentais, como Alzheimer, autismo e outras síndromes, podem se agravar quando o paciente se isola.
O programa ainda conta com vários cursos informativos e a expectativa é que, aos poucos, seja criada uma sociedade sensível à doença e uma rede de cidadãos que saibam conviver com as doenças mentais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.