Topo

Presidente da Itália visita cidades devastadas por terremoto

27/08/2016 12h14

ROMA E AMATRICE, 27 AGO (ANSA) - Antes de participar da cerimônia solene do enterro de 35 vítimas do terremoto que atingiu a região central da Itália na última quarta-feira (24), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou duas das cidades mais atingidas pelo sismo: Amatrice e Accumoli.   

Chegando por volta das 8h (hora local) deste sábado (27) a Amatrice, o mandatário foi caminhando pelos escombros da cidade ao lado do prefeito Sergio Pirozzi - que apontou os principais danos estruturais pela qual a cidade passa.   

Após a visita aos escombros, Mattarella foi até às tendas montadas no centro esportivo e conversou com sobreviventes. Ele também agradeceu aos trabalhadores e voluntários da Cruz Vermelha italiana, que saíram de Piemonte para ajudar as equipes em Amatrice.   

Após quase duas horas no local, o presidente foi de helicóptero até Accumoli e, após visitar as áreas mais atingidas da cidade, fez uma visita ao hospital local, que ainda conta com 50 vítimas do terremoto internadas. Mattarella também visitou as tendas de sobreviventes, ao lado do prefeito Stefano Petrucci, e conversou com eles.   

"Não deixaremos vocês sozinhos. Não se preocupem porque faremos todo o possível para estarmos próximos de vocês", disse o presidente àqueles que estavam nas moradias provisórias.   

Mas, o momento mais emocionante da visita a Accumoli aconteceu quando o chefe de Estado encontrou-se com a pequena Giorgia, que completa quatro anos neste sábado.   

A história da menina tornou-se uma das mais emocionantes em meio à tragédia por ela ter sido resgatada com vida após 16 horas de buscas sob os escombros. No entanto, sua irmã Giulia, 10 anos, não sobreviveu ao terremoto. As duas foram encontradas abraçadas no quarto onde dormiam. Os pais das meninas, apesar de muito machucados, conseguiram também sobreviver.   

Por causa do aniversário, Mattarella deu de presente uma boneca para Giorgia e conversou com ela por alguns minutos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.