Topo

UE achará solução para ajudar Itália após sismo, diz Merkel

31/08/2016 15h26

MARANELLO, 31 AGO (ANSA) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Maranello, nesta quarta-feira (31) e afirmou que a União Europeia irá ajudar a Itália após o terremoto que atingiu a região central do país no último dia 24.   

Segundo Merkel, o bloco encontrará uma solução para a flexibilização do orçamento, um dos principais pilares da economia do bloco. "A Itália irá apresentar uma proposta de uma forma transparente e eu acho que iremos encontrar uma solução sensível na Europa", acrescentou a líder alemã.   

Renzi, por sua vez, ressaltou que seu país irá "seguir as regras da UE" e "fazer tudo que for necessário", mas gastando o dinheiro "de forma apropriada".   

Desde que chegou ao poder, em fevereiro de 2014, Renzi é um grande crítico da rigidez do bloco, suas políticas de austeridade e a falta de solidariedade no combate à emergência dos refugiados. O premier aproveitou a coletiva e ainda agradeceu Merkel pela líder alemã ter se manifestado rapidamente após o grande tremor de terra que deixou 293 mortos nas cidades de Amatrice, Accumoli e Pescara e Arquata del Tronto.   

O governo de Berlim, assim como empresários e a liga alemã de futebol irão financiar a reconstrução de uma escola na área afetada pelo tremor.   

Mais cedo, Renzi e Merkel se encontraram com os bombeiros que resgataram Georgia, uma menina de 8 anos na vila de Pescara del Tronto após 16 horas debaixo de escombros. Sua irmã, Giulia, de 10 anos não resistiu aos ferimentos. Seus pais foram salvos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.