Topo

Obama veta lei que permitia processar A. Saudita por 11/9

23/09/2016 18h30

NOVA YORK, 23 SET (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vetou nesta sexta-feira (23) o projeto de lei que autorizava familiares de vítimas dos atentados de 11 de setembro a processarem a Arábia Saudita.   

Aprovado pelo Congresso, o texto preocupava a Casa Branca, que alega que ele deixaria muitos diplomatas norte-americanos em todo o mundo sujeitos a "uma série de falsas acusações" e processos enganosos.   

O projeto de lei é motivo de divergência entre Obama e a candidata democrata a sua sucessão, Hillary Clinton, que prometeu sancioná-lo caso vença a eleição presidencial de novembro. Contudo, o veto do mandatário pode ser derrubado pelo Congresso, que havia chegado a um amplo consenso para aprovar a medida.   

Permitir que famílias processassem a Arábia Saudita pelo 11 de setembro também poderia afetar as relações diplomáticas com o principal aliado dos EUA no Golfo Pérsico, sobretudo no âmbito da luta contra o Estado Islâmico.   

País natal de Osama bin Laden, a Arábia Saudita sempre negou qualquer envolvimento nos atentados de 2001, que foram reivindicados pela Al Qaeda. No entanto, Riad é constantemente acusada de ser conivente com grupos terroristas sunitas e até de financiar alguns deles. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.