Em última viagem na Casa Branca,Obama irá para Europa e Peru

NOVA YORK, 25 OUT (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará em novembro a sua última viagem internacional antes de deixar a Casa Branca e depois das eleições presidenciais do país, que acontecerão no próximo dia 8.   

O democrata começará a viagem à Europa no dia 15 de novembro em Atenas, onde ficará até o dia 16. Na capital grega, Obama se encontrará com o presidente do país, Prokópis Pavlópoulos, e com o seu primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e os três discutirão duas importantes questões: a da crise econômica que o país ainda enfrenta e a dos refugiados.   

Já entre os dias 17 e 18, o presidente norte-americano irá para Berlim e tratará de assuntos como o Brexit e as suas consequências e a austeridade na economia europeia com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e a premier britânica, Theresa May.   

O objetivo da reunião deverá ser o de um criar um confronto franco e direto entre os principais líderes ocidentais para reforçar a aliança entre os dois lados do Atlântico em um momento de grande incerteza para essa relação, que foi colocada à prova pelo referendo feito no Reino Unido que decidiu que o país deixará a União Europeia e pelo contraste das medidas econômicas adotadas pelas nações anos depois da crise.   

Os líderes também devem conversar sobre os temas da guerra na Síria e na Ucrânia. A decisão de Obama de fazer esta última viagem depois das eleições presidenciais nos EUA indica a importância estratégica que a Europa tem atualmente para os Estados Unidos e a necessidade de não perder tempo para discutir questões determinantes para o continente.   

Além disso, o presidente dos EUA também irá a Lima, no Peru, onde participará até o dia 19 do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Sendo assim, Obama se reunirá com o presidente do país sul-americano, Pedro Pablo Kuczynski, e com líderes de nações que fazem parte do acordo Parceria Transpacífica (TPP), como México, Chile, Canadá, Austrália, Japão, Cingapura e Vietnã. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos