Topo

Em carta, Marina Silva pede que Temer renuncie

23/12/2016 14h04

SÃO PAULO, 23 DEZ (ANSA) - A líder ambientalista da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, divulgou uma carta na última quinta-feira (22) pedindo a renúncia do presidente Michel Temer.   


Citando versos do poeta português Fernando Pessoa, ela deixou claro o recado em sua frase final: "Abdica, e sê rei de ti mesmo". Ainda com referências literárias, a ex-ministra e ex-candidata à Presidência citou trecho do livro "Rei Lear", de William Shakespeare: "Quem não tem grandeza para abrir mão de ser rei quando já perdeu a majestade, induz à total insurgência, aquela em que o sujeito insurgiu-se contra tudo e contra todos, inclusive e sobretudo contra si mesmo", escreveu Marina em um artigo publicado na web. De acordo com ela, "nestes momentos, que a moda é chamar de 'estranhos e difíceis', a maior dificuldade vem da estranheza que sentimos com impotência da política. Ao invés de ser instrumento para nos ajudar a resolver os problemas, a política tornou-se uma fonte geradora de mais e maiores problemas. A política, ao que parece, envelheceu sem sabedoria". "Em algum ponto perdeu-se o ideal, deixou-se de ouvir o chamado, e a maior parte da geração que está no poder parece irremediavelmente perdida. Mas ainda nos reencontraríamos se, num momento de sabedoria, ouvíssemos o chamado do bobo shakespeariano que também ecoa nos versos de Pessoa: 'abdica, e sê rei de ti mesmo'", insinuou a ex-senadora, sem citar em nenhum momento do texto o atual presidente, Michel Temer. Marina Silva apareceu nas últimas pesquisas de opinião como o nome favorito para as eleições presidenciais de 2018. Ela detém a maior chance de vencer no segundo turno, inclusive contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em todos os cenários. Contra Lula, ela conseguiria derrotá-lo com 9 pontos na frente.   


Já contra Aécio Neves, principal aposta do PSDB, a vitória teria 11 pontos na frente, de acordo com o Instituto Datafolha. Ontem, durante café da manhã com jornalistas, Temer afirmou que "não pensa em renúncia" e que vai recorrer caso o TSE casse sua chapa nas últimas eleições. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.