Premier italiano avisou Merkel sobre morte de Anis Amri

ROMA, 23 DEZ (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, disse nesta sexta-feira, dia 23, que avisou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sobre as morte do tunisiano Anis Amri, suspeito de ter realizado o ataque terrorista a um mercado de Natal em Berlim, na Alemanha, na última segunda-feira (19).   

"Informei nesta manhã a chanceler Angela Merkel das operações" em Sesto San Giovanni, perto de Milão.   

O premier também comentou que o que aconteceu na madrugada desta sexta demonstra o quanto é importante um "acrécimo do controle do território" nacional e serve para mostrar que é preciso "aumentar a colaboração a nível internacional". "Estamos mais que empenhados na frente de segurança", disse Gentiloni.   

O político italiano também disse que "a atenção continua máxima, as ameaças não estão sendo superestimadas" e que a resposta rápida dos agentes italianos prova aos cidadãos que a "Itália está presente, o Estado está presente".   

"Pela operação desta noite quero agradecer a polícia, os 'carabinieri', as forças armadas, as inteligências, ou seja, os homens e mulheres do nosso aparato de segurança empenhados nestas horas e dos quais a Itália é agradecida. Uma gratidão especial vai ao jovem agente Christian Movio, que ficou ferido, e ao seu colega, Luca Scatà, policiais que mostraram coragem e capacidade profissional notáveis", afirmou o premier.   

Gentiloni também quis garantir aos italianos que estão se preparando para as festas de fim de ano que "o governo fará o seu melhor" por que ele está trabalhando "em várias frentes".   

"Hoje também quero relembrar novamente as vítimas do ataque ao mercado de Berlim e aproveitar a ocasião para oferecer um abraço, de nós do governo e de todos os italianos, aos familiares de Fabrizia Di Lorenzo, italiana exemplar que foi morta no atentado", concluiu assim o primeiro-ministro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos