Topo

Confiança para compra de famílias sobe em dezembro na Itália

28/12/2016 10h30

ROMA, 28 DEZ (ANSA) - A confiança das famílias italianas para compras voltou a subir no mês de dezembro, informou o Instituto de Estatísticas Italiano (Istat) nesta quarta-feira (28).   

Segundo os dados, o nível subiu de 108,1 para 111,1 neste mês - em um número igual ao registrado em julho deste ano. No entanto, o nível de confiança das empresas na economia apresentou queda, de 101,4 pontos para 100,3. "No que se refere aos consumidores, a melhora está difundida em todos os componentes do clima de confiança", destacou o Istat ressaltando a melhora na crença da retomada econômica do país, que subiu de 127,6 pontos a 133,8.   

- Emprego: Em uma nota conjunta divulgada pelo Ministério do Trabalho, Istat, Inps e Inail, foram divulgados alguns dados referentes ao mercado de trabalho do país.   

Apesar da alta de 543 mil novos postos de trabalho no terceiro trimestre de 2016, aponta para uma perda de fôlego nos contratos de trabalho com prazo indeterminado.   

Em crescimento desde o início de 2015, especialmente após uma reforma trabalhista aprovada pelo então premier Matteo Renzi, esse tipo de contratação vem apresentando números de elevação em detrimento dos contratos com tempo de trabalho determinado, que são considerados ruins para a retomada do crescimento da economia italiana.   

"Junto aos dados divulgados por vários fontes, destaca-se que no terceiro trimestre de 2016 o nível complexivo da ocupação cresceu ainda na base anual e ficou substancialmente estabilizado em nível conjuntural", emitiram em nota as entidades.   

O primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, comemorou os resultados.   

"Boas notícias sobre o crescimento. [...] Podemos fazer mais.   

Confiança nos italianos e empenho sobre o trabalho", escreveu o premier no Twitter. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.