Hong Kong suspende embargo e volta a comprar carne do Brasil

SÃO PAULO, 28 MAR (ANSA) - O embargo temporário imposto por Hong Kong às carnes brasileiras após a Polícia Federal (PF) deflagrar a "Operação Carne Fraca" foi suspenso nesta terça-feira (28), informou o Ministério da Agricultura.   


As importações da carne brasileira de 21 frigoríficos envolvidos nas investigações haviam sido suspensas logo no início da operação. As amplas restrições impostas pela China e Hong Kong, grandes compradores das proteínas, foram as que mais impactaram o setor.   


No ano passado, Hong Kong foi o terceiro maior comprador de carnes suínas, bovinas e aves do Brasil: US$1,6 bilhão. O país fica atrás apenas da União Europeia e da China.   


Desde que a PF denunciou ter encontrado irregularidades na produção de carnes em alguns frigoríficos do país, 35 países anunciaram algum tipo de medida preventiva. A operação investiga o pagamento de propina para agentes liberarem a venda de carne irregular.   


China, Chile, Egito, África do Sul, Emirados Árabes, Japão e Perua ainda têm restrições parciais dos produtos brasileiros enquanto Argélia, Bahamas, Catar, Jamais, México e Panamá suspenderam totalmente a compra.   


Na última segunda-feira (27), o governo da Suíça anunciou que ampliou o embargo da carne de quatro para todos os frigoríficios envolvidos nas investigações.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos