UE aprova texto de negociação do Brexit por unanimidade

BRUXELAS, 29 ABR (ANSA) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, informou que as "linhas-guias" da União Europei para a negociação sobre o Brexit "foram aprovadas por unanimidade" neste sábado (27).   

"Um mandato político dos 27 fortes e iguais é pronto para a discussão sobre a Brexit", destacou Tusk. Para a aprovação, que já haviam sido validadas na última quinta-feira (25) no Conselho de Assuntos Gerais dos ministros responsáveis pelos temas europeus, "foi necessário apenas um minuto", informou um porta-voz do Conselho Europeu.   

A aprovação do documento ocorreu na primeira reunião do bloco com os 27 Estados-membros que permanecem na UE. Agora, os líderes "terão a oportunidade de exprimir seus pontos de vista e suas preocupações" sobre o processo de saída ao chefe das negociações, Michel Barnier.   

Na próxima quarta-feira (3), o Colégio dos Comissários publicará as "Recomendações" sobre as diretivas técnicas para a negociação. O documento será submetido ao exame dos 27 Estados-membros e está previsto que a publicação seja aprovada na reunião do Conselho de Assuntos Gerais no dia 22 de maio.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos