Filipinas eleva alerta para erupção de vulcão e gera pânico

MANILA, 22 JAN (ANSA) - As autoridades das Filipinas elevaram o alerta do vulcão Mayon para o "nível 4" nesta segunda-feira (22) perante a uma ameaça "iminente" de uma erupção "explosiva".   

De acordo com o governo, 12 mil pessoas foram evacuadas entre um raio de sete quilômetros do vulcão, que se encontra a cerca de 330 quilômetros a sudoeste de Manila.   

O alerta 4 ainda não é o nível mais alto de emergência, mas significa que é possível ocorrer uma erupção nos próximos dias.   

Segundo o especialista Renato Solidum, do Instituto de Sismologia e Vulcanologia das Filipinas, saiu um enorme fluxo de lava e indicações de atividade que podem levar a erupções de magma.   

Na semana passada, as autoridades já haviam elevado o nível de alerta para 3, que significa um estado crítico, depois de o Mayon expulsar nuvens de cinzas. A erupção mais destrutiva do Mayon ocorreu em fevereiro de 1841, quando a lava soterrou uma cidade e matou 1.200 pessoas. Sua última erupção, em 2014, forçou a evacuação de milhares de pessoas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos