No Brasil, chanceler italiano pede solução para caso Battisti

ROMA E SÃO PAULO, 22 FEV (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, em visita ao Brasil, pediu nesta quinta-feira (22) uma "solução" para o caso do italiano Cesare Battisti, condenado no país europeu à prisão perpétua. Logo depois do encontro com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, Alfano afirmou que a Itália continua "com a máxima atenção" ao caso no âmbito da justiça brasileira. O chanceler italiano ainda disse que espera que o clima positivo entre os dois países possa garantir uma solução para esta questão que é "muito sentida" na Itália. "Agradecemos ao governo brasileiro o papel positivo desempenhado para uma decisão favorável sobre o caso Battisti. Espero que com pleno respeito pela independência dos juízes, o clima positivo estabelecido entre nossos países possa levar a uma solução da questão".   

Alfano é responsável pelo pedido de extradição de Battisti desde que era ministro da Justiça. Ontem (21), o governo federal defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) que a Presidência da República tem competência legal para dar a palavra final sobre a extradição de estrangeiros. Durante seu segundo dia no Brasil, Alfano também visitou o presidente Michel Temer, em Brasília. "Com o presidente Michel Temer eu tenho aprofundado as diferentes articulações da nossa parceria estratégica na política e economia. Estamos empenhados em uma ação comum para o êxito das negociações UE-Mercosul", disse o italiano.   

Na agenda do chanceler italiano também havia uma reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann. "Parceria estratégica entre Itália e Brasil inclui uma cooperação mais estreita na esfera política-militar, especialmente no contexto das operações de paz".   

Ao cumprimentar os funcionários da embaixada em Brasília, juntamente com o embaixador Antonio Bernardini, Alfano agradeceu pelos esforços realizados. "Obrigado pelo trabalho realizado numa fase particularmente exigente ao serviço da Itália. Brasileiros amigos nos acolheram com carinho, amizade e respeito pelo trabalho da embaixada e seus funcionários". Alfano já passou por São Paulo, onde se reuniu com o prefeito João Doria. Durante a segunda etapa da viagem pela América Latina, ele também visitará Belo Horizonte e Rio de Janeiro.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos