Pesquisadores encontram pinturas de Neandertal na Espanha
ROMA, 22 FEV (ANSA) - Um estudo publicado na revista "Science" concluiu que pinturas feitas por Neandertais, ancestrais dos homens, em algumas cavernas na Espanha, muda o curso da história, pois até então acreditava-se que fora o Homo sapiens o "primeiro pintor". Para determinar a data das pinturas, foi utilizado urânio.
Descobriu-se que os relevos na caverna são datadas de 64 mil anos atrás - ou seja 20 mil anos antes da existência do Homo sapiens - comprovando que tal espécie não poderia ter sido influenciada pelo homem a criar desenhos. Com isso, leva-se a crer que os Neandertais tinham capacidade de simbologia - habilidade cognitiva exclusiva do Homo sapiens. Os desenhos são compostos por figuras vermelhas e pretas de animais, assim como sinais geométricos, e foram encontrados em três grutas espanholas, "La Pasiega" em Cantábria, "Maltravieso" em Estremadura e "Ardales" em Andaluzia. Aproximadamente um mês atrás, estudiosos descobriram o fóssil humano mais antigo da história, de 50 mil anos atrás, em uma caverna em Israel. O episódio demonstra que a imigração para a África aconteceu antes do estimado, mas também apresenta novas diferenças entre os Neandertais e o homem. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Descobriu-se que os relevos na caverna são datadas de 64 mil anos atrás - ou seja 20 mil anos antes da existência do Homo sapiens - comprovando que tal espécie não poderia ter sido influenciada pelo homem a criar desenhos. Com isso, leva-se a crer que os Neandertais tinham capacidade de simbologia - habilidade cognitiva exclusiva do Homo sapiens. Os desenhos são compostos por figuras vermelhas e pretas de animais, assim como sinais geométricos, e foram encontrados em três grutas espanholas, "La Pasiega" em Cantábria, "Maltravieso" em Estremadura e "Ardales" em Andaluzia. Aproximadamente um mês atrás, estudiosos descobriram o fóssil humano mais antigo da história, de 50 mil anos atrás, em uma caverna em Israel. O episódio demonstra que a imigração para a África aconteceu antes do estimado, mas também apresenta novas diferenças entre os Neandertais e o homem. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.