Topo

Instituto Italiano de Cultura promove 'Design Day'

26/02/2018 19h07

SÃO PAULO, 26 FEV (ANSA) - O Instituto Italiano de Cultura (IIC) promoverá uma série de eventos em São Paulo e Rio de Janeiro por ocasião do "Italian Design Day", que acontecerá na próxima quinta-feira (1º), em mais de 100 cidades do mundo.   


Em parceria com o Ministério de Relações Exteriores da Itália e o IIC de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira abrigará a mostra "Vivere alla Ponti - Maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti", como forma de homenagear o arquiteto italiano.   


A exposição foi organizada pelos filhos de Gio Ponti e conta com desenhos, fotografias, álbuns de família, cartas e até móveis idealizados por ele entre 1935 e 1980, como poltronas, mesas de centro, cadeiras e estantes. As peças são de sua família e do Palazzo Montecatini, em Milão, que abriga os escritórios da Pirelli.   


A mostra será inaugurada em 1º de março, às 19h30, e ficará em cartaz até 15 de abril. A entrada é gratuita. Ainda no Museu da Casa Brasileira, desta vez em 28 de fevereiro, às 19h30, acontecerá a exibição do filme "Amare Gio Ponti", documentário que retrata a trajetória do arquiteto. Após a apresentação da produção, haverá um debate conduzido por Peter Hefti, às 20h.   


Hefti ainda guiará uma visita pelo museu, no dia 2 de março, às 15h. As inscrições para o evento devem ser realizadas por e-mail, e a atração tem limite de 25 pessoas.   


Por sua vez, o IIC do Rio de Janeiro, em colaboração com o Instituto Europeu de Design (IED), promoverá a palestra "O Design: As Origens da Cultura do Projeto", de Davide Rampello, antigo diretor artístico do Carnaval de Veneza. O debate acontecerá em 1º de março, às 19h.   


Rampello foi curador de diversas exposições na Itália e presidente do museu Triennale de Milão. Seguindo a programação do "Italian Design Day", no dia 5 de março, às 19h, haverá a apresentação do filme "O Trem de Sottsass", documentário que se constrói a partir de arquivos do arquiteto Ettore Sottsass.   


Já em 6 de março, às 19h, haverá uma aula cujo tema é "O Desenho e a Mona Lisa", com Marcello Perongini. Todos os eventos são gratuitos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.