PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Macron visita Trump nos EUA para debater acordo com Irã

23/04/2018 19h01

ROMA, 23 ABR (ANSA) - O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou nesta segunda-feira (23) aos Estados Unidos para realizar sua primeira visita oficial ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump. "Esta é uma grande honra e uma visita de Estado muito importante, dado o contexto atual", disse Macron aos jornalistas logo após aterrissar ao lado da primeira-dama francesa, Brigitte.   

Durante sua visita de três dias, o chefe de Estado francês vai debater assuntos importantes com Trump, como os planos dos EUA no que diz respeito ao acordo nuclear com o Irã, a crise na Síria, além da relação comercial entre a União Europeia (UE) e o governo do republicano. Além disso, Macron fará um discurso perante ao Congresso.   

"Teremos a oportunidade de conversar sobre vários assuntos bilaterais, como a segurança, o comércio e muitos temas multilaterais que são muito importantes, além das nossas fronteiras", explicou.   

O líder francês é o primeiro presidente homenageado com uma visita e jantar de Estado desde que o magnata tomou posse em janeiro de 2017. O encontro ocorrerá hoje em Mount Vernon, residência de George Washington, primeiro mandatário dos EUA e comandante da Guerra de Independência, em Virgínia.   

Amanhã (23), Macron participará de uma reunião bilateral com Trump, seguida de uma visita ao Departamento de Estado e um jantar. Somente na quarta, ele fará seu pronunciamento no Congresso.   

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, a visita será "muito produtiva e positiva para ambos os países".   

"Os dois líderes têm um grande respeito mútuo, uma grande amizade, que lhes permite ter conversas francas", finalizou.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional