Topo

Berlusconi compara M5S a Hitler durante comício

25/04/2018 17h08

TRIESTE, 25 ABR (ANSA) - O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi comparou o partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) a Adolf Hitler e ao regime nazista.   

A declaração foi dada durante um comício para as eleições regionais em Friuli-Veneza Giulia. "Estamos diante de um grave perigo", disse Berlusconi quando cumprimentava pessoas que o cercavam.   

No evento, o ex-premier relatou uma ocasião quando questionava eleitores sobre como eles se sentiam frente ao M5S, "uma formação política que não se pode definir como democrática".   

"Um deles me olhou nos olhos e disse: 'Acho que nos sentimos como os judeus diante de Hitler'", disse. A frase foi citada justamente na data em que os italianos comemoram sua libertação do nazifascismo, em 25 de abril.   

O seu partido, o Força Itália (FI), retificou a declaração do ex-primeiro-ministro, afirmando que ele estava apenas citando palavras que "pertencem a outra pessoa". Pouco depois, o próprio Berlusconi veio a público e disse que seu discurso foi de "pacificação" e em defesa da "democracia". "Nem sabia que a frase estava sendo gravada", acrescentou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.