Topo

Ex-diretor da Odebrecht confirma doações para Fujimori

26/04/2018 14h33

SÃO PAULO, 26 ABR (ANSA) - O ex-diretor da Odebrecht para América Latina e Caribe Luiz Mameri revelou nesta quinta-feira (25) que a construtora brasileira fez contribuições para as campanhas eleitorais de 2011 de Keiko Fujimori e do ex-presidente do Peru Ollanta Humala.   

De acordo com o portal de notícias "IDL Reporteros", o ex-diretor foi interrogado em São Paulo por promotores peruanos.   

Ele confirmou que recebeu um telefonema de Marcelo Odebrecht, dono da construtora, pedindo para liberar US$ 3 milhões para a campanha eleitoral de Humala, candidato eleito no pleito.   

Ainda segundo Mameri, sua função era aprovar o pagamento, porém, ao comunicar a ordem para Jorge Barata, na época superintendente da Odebrecht Peru, ele se opôs a pagar o valor, alegando que os números eram "exorbitantes".   

O portal revelou também que em uma conferência entre Marcelo e Barata foi confirmado o pagamento de US$ 500 mil para Fujimori.   

O ex-chefe de Estado Humala e sua esposa, Nadine Heredia, estão atualmente aguardando que um Tribunal decida sobre um habeas corpus para o cumprimento do processo em liberdade. Humala e sua mulher se entregaram para a polícia em julho do ano passado para cumprir prisão preventiva por lavagem de dinheiro relacionada a doações irregulares de campanha da construtora Odebrecht.   

Fujimori, por sua vez, é investigado por lavagem de dinheiro por não ter declarado contribuições de empresas durante as últimas campanhas eleitorais.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.