Grupo remove cancela para controle de turistas em Veneza

VENEZA, 29 ABR (ANSA) - Pelo menos 30 jovens manifestantes removeram na manhã deste domingo (29) uma cancela de metal instalada pela prefeitura de Veneza para desviar turistas em caso de superlotação. Com o slogan "Veneza não é uma reserva, não estamos em perigo de extinção", o protesto foi organizado pela juventude de alguns centros sociais locais, como Morion, Sale Docks e o Rivolta di Mestre.   

O ato aconteceu na Ponte da Constituição, que liga a Piazzale Roma, única área do centro histórico de Veneza acessível via carro, à estação de trens Santa Lucia. Repletos de cartazes e entoando gritos de 'Veneza não é uma feira de diversões, não é um parque temático', os jovens desmontaram a catraca do local.   

"Vamos restaurar o portão o mais rápido possível", disse à ANSA o comandante da polícia municipal, Marco Agostini.   

Desde o início da manhã a quantidade de turistas em Veneza tornou-se enorme, a ponto de, a partir de poucas horas, esgotar todos os estacionamentos da Piazzale Roma, fazendo com que os carros fossem desviados para Tronchetto. Os controles foram instalados na última sexta-feira (27) em decorrência do feriadão de 1º de maio. A cidade espera receber mais de 200 mil visitantes.   

As cancelas ficarão sob responsabilidade da polícia municipal, que terá autonomia para decidir quando interromper ou alterar o fluxo turístico. No entanto, a passagem será liberada para moradores e trabalhadores pendulares.   

A medida está em uma ordem assinada pelo prefeito Luigi Brugnaro e tem o objetivo de desestimular os turistas que não dormem em Veneza e vão à cidade apenas para passar o dia. Além disso, é esperado que a prefeitura comece a testar um sistema de "semáforos" na praça San Marco. Essa é mais uma iniciativa tomada pelo governo para tentar reduzir o fluxo de pessoas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos