PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Nestlé fecha acordo para evitar demissões na Perugina

23/05/2018 19h44

PERUGIA, 23 MAI (ANSA) - A multinacional suíça Nestlé assinou um acordo que encerra um impasse relativo a uma fábrica de chocolate da marca italiana Perugina em San Sisto, na Úmbria, nesta quarta-feira (23).   

Com isso, a unidade seguirá dando emprego para 613 pessoas. Em 9 de maio de 2017, a Nestlé havia anunciado a intenção de demitir 364 funcionários da fábrica, mas 182 foram realocados dentro do próprio grupo: 172 na unidade de San Sisto, porém com contratos de meio período, e 10 em outras fábricas da multinacional na Itália.   

Já outros 182 deixaram a Perugina: 146 aderiram a um plano de demissões voluntárias, recebendo 60 mil euros por pessoa; 35 anteciparam aposentadoria; e um foi realocado em outra empresa da região.   

De acordo com a Nestlé, o acordo permite "o reequilíbrio ocupacional indispensável para tornar a fábrica sustentável e competitiva, mas evitando demissões". Já Michele Greco, secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Agroindústria da Úmbria, disse que o pacto "foi uma disputa difícil".   

"Fizemos de tudo para salvar os postos de trabalho. Reconhecemos que hoje encontramos uma solução no plano social, mas perdemos 180 trabalhadores", declarou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional