Irã ajudará a reconstruir a Síria
O governo iraniano anunciou nesta segunda-feira (27) que chegou a um acordo de cooperação para reconstrução do exército e da indústria militar da Síria. O comunicado foi feito pelo ministro da Defesa do país, Amir Hatani, que fez visita de dois dias a Damasco, segundo a rede de televisão árabe al-Mayadeen.
Os detalhes do acordo não foram divulgados. Hatami disse que o Irã atua na Síria a convite do governo do presidente sírio, Bashar al-Asad. O país persa é um dos principais aliados do governo sírio na guerra civil do país, iniciada em 2011, provendo consultores, suprimentos militares e treinando milhares de milicianos para combaterem ao lado do exército sírio. Grupos de monitoramento dizem que o conflito já matou mais de 400 mil pessoas e causou danos materiais de US$ 300 bilhões.
Desde que o Irã e a Rússia intervieram em favor do governo, as forças leais a Bashar al-Asad retomaram espaço no conflito.
A decisão iraniana acontece em meio a sanções do governo norte-americano, que exigiu que o país deixe o conflito na Síria como condição para o fim das sanções aplicadas no começo do mês ao país persa. Israel também foi contra a decisão e disse que não vai tolerar a presença de forças armadas iranianas perto da fronteira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.