Conservadores elegem presidente do Parlamento da Andaluzia
MADRI, 27 DEZ (ANSA) - A deputada Marta Bosquet, do "Cidadãos", partido conservador da Espanha, foi eleita nesta quita-feira (27) presidente do Parlamento da Andaluzia, região mais populosa do país. A vitória veio após a formação de uma coalizão com o Partido Popular (PP) e os ultra-direitistas do "Vox", que conquistaram, juntos, 59 assentos na Parlamento local nas eleições do último dia 2. O acordo interrompe um domínio que durava 36 anos do Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe), do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que foi a agremiação com mais votos do pleito mais viu sua bancada cair de 47 para 33 deputados. A aliança Adiante Andaluzia (AA), parceira do Psoe no governo regional, conquistou 17 cadeiras, mas os dois partidos juntos não conseguiram garantir maioria no Parlamento andaluz (55 assentos).
A coalizão de direita ainda concordou em que o governador da região será Juan Manuel Moreno, do PP, que substituirá a Susana Díaz, do Psoe.
A chegada do "Vox" ao governo representa uma ascensão histórica da extrema-direita espanhola. Assim como outras legendas na União Europeia, o partido prega uma ideologia ultranacionalista e anti-imigração. A região da Andaluzia é principal porta de entrada para migrantes e refugiados na UE. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
A coalizão de direita ainda concordou em que o governador da região será Juan Manuel Moreno, do PP, que substituirá a Susana Díaz, do Psoe.
A chegada do "Vox" ao governo representa uma ascensão histórica da extrema-direita espanhola. Assim como outras legendas na União Europeia, o partido prega uma ideologia ultranacionalista e anti-imigração. A região da Andaluzia é principal porta de entrada para migrantes e refugiados na UE. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.