Vaticano pede que ONU intervenha e garanta vacinas contra covid-19
CIDADE DO VATICANO, 5 FEV (ANSA) - A Caritas Internationalis, que representa globalmente a ONG católica que atua na ajuda às comunidades vulneráveis, e o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano fizeram um apelo à Organização das Nações Unidas (ONU) e à comunidade internacional para que sejam tomadas ações urgentes para enfrentar a pandemia de Covid-19 e, especialmente, a vacinação.
As organizações pedem que seja realizada uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança para enfrentar a questão das vacinas como "um problema de segurança global", retomando o debate sobre o adiamento do pagamento das dívidas dos países mais pobres, "liberando assim recursos para melhorar os seus sistemas sanitários". Assim, haveria maior disponibilidade financeira para que existam centros de vacinação nas áreas mais necessitadas do mundo.
O documento, que é firmado pelos líderes dos dois órgãos, cardeal Luis Antonio Tegle (Caritas) e cardeal Peter Turkson (Dicastério) e pelo secretário-geral da Caritas Internationalis, Aloysius John, ainda repete o apelo do papa Francisco de evitar "qualquer forma de nacionalismo e protecionismo" sobre os imunizantes porque isso afetaria muito negativamente os mais pobres no mundo.
O apelo termina fazendo um alerta para que os líderes mundiais vejam a crise sanitária do coronavírus Sars-CoV-2 "no amplo contexto global" e não pensem apenas nos interesses de suas nações. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.