PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Casa Branca cogita encontro entre Biden e Xi Jinping

A Casa Branca está considerando um encontro enquanto os dois países discutem questões como direitos humanos - Aly Song
A Casa Branca está considerando um encontro enquanto os dois países discutem questões como direitos humanos Imagem: Aly Song

17/06/2021 19h03

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (17) que está considerando um encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, enquanto os dois países discutem questões como direitos humanos.

O conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, afirmou que os líderes devem "fazer um balanço da situação", porque "nada substitui o diálogo no nível de gestão".

"Em breve, sentaremos para definir a modalidade certa para os dois presidentes se envolverem. Pode ser um telefonema, pode ser uma reunião à margem de outra cúpula internacional, pode ser outra coisa", afirmou.

Sullivan deu a entender que um encontro presencial pode ser possível na cúpula do G20, marcada para outubro na Itália. "Não temos planos em particular agora, mas percebi que os dois presidentes talvez estarão no G20", disse ele.

O conselheiro explicou ainda que o governo americano está determinado a fazer Biden discutir com o presidente Xi Jinping nos próximos meses.

Por fim, Sullivan comentou a primeira viagem ao exterior do presidente dos EUA e ressaltou que "Biden vestiu o manto de líder mundial livre, com confiança e talento nesta jornada".

"O sucesso desta viagem prepara o terreno para demonstrar que as democracias podem beneficiar seus cidadãos e os do mundo".

Coreia do Norte - Hoje, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un disse que Pyongyang deve se preparar "para o diálogo e o confronto com Washington", informou a agência oficial KCNA. (ANSA)

Internacional