Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa desiste de última hora de presidir celebração de Ano Novo

Papa Francisco desistiu de presidir celebração das Vésperas e do hino "Te Deum" na Basílica de São Pedro, que marca o encerramento do ano litúrgico no Vaticano - Filippo MONTEFORTE / AFP
Papa Francisco desistiu de presidir celebração das Vésperas e do hino "Te Deum" na Basílica de São Pedro, que marca o encerramento do ano litúrgico no Vaticano Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Ansa

31/12/2021 17h22

O papa Francisco desistiu de última hora de presidir nesta sexta-feira (31) a celebração das Vésperas e do hino "Te Deum" na Basílica de São Pedro, que marca o encerramento do ano litúrgico no Vaticano.

Com 85 anos de idade, Jorge Bergoglio participou do evento, porém, ao contrário do que estava programado, não comandou a celebração, que foi liderada pelo cardeal Giovanni Battista Re.

Um aspecto que indica que a mudança foi decidida de última hora é que a cadeira destinada ao Papa só foi posicionada à frente dos bancos pouco antes do início da missa. Francisco inclusive entrou na Basílica de São Pedro sem suas vestes litúrgicas e aparentava caminhar com alguma dificuldade.

"O Papa quis que a celebração desta noite fosse presidida pelo cardeal Re, decano do colégio cardinalício", limitou-se a dizer a Sala de Imprensa do Vaticano. O fato de não guiar a celebração poupou Francisco de algumas ações mais cansativas, como a procissão, a subida dos degraus do altar e ajoelhar-se perante o Santíssimo Sacramento.

Ainda assim, o pontífice proferiu uma breve homilia dedicada ao valor da solidariedade. "Essa era de pandemia fez crescer um sentimento de perda em todo o mundo. Após uma primeira fase de reação, durante a qual nos sentimos solidários, se difundiu a tentação do 'salve-se quem puder'. Mas, graças a Deus, reagimos novamente com senso de responsabilidade", disse.

Em 2020, Bergoglio não havia participado do "Te Deum" por causa de uma dor no nervo ciático. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.