Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Quase 30 mil civis são evacuados da Ucrânia nesta terça-feira

Pessoas atravessam rio em ponte destruída enquanto evacuam da cidade de Irpin, em meio à invasão russa da Ucrânia - REUTERS/Gleb Garanich
Pessoas atravessam rio em ponte destruída enquanto evacuam da cidade de Irpin, em meio à invasão russa da Ucrânia Imagem: REUTERS/Gleb Garanich

15/03/2022 17h01

Mais de 29 mil pessoas foram retiradas de áreas de conflito na Ucrânia por meio de corredores humanitários, informou o assessor da Presidência ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, nesta terça-feira (15).

Segundo o governo, a maior parte dos civis, cerca de 20 mil, deixou Mariupol, cidade ucraniana que está sob assédio da Rússia há mais de duas semanas, em carros particulares.

Dezenas de veículos privados já ultrapassaram os postos de controle para escapar do município, que contabiliza mais de 2,5 mil mortos desde o início da invasão russa.

A evacuação ocorre após a Ucrânia acusar a Rússia de impedir a passagem de comboios humanitários no corredor criado na cidade portuária.

Mariupol é uma cidade estratégica situada às margens do Mar de Azov, no sudeste da Ucrânia, e tinha cerca de 450 mil habitantes até o início da guerra. Além das tropas de Moscou, o município está cercado por rebeldes da autoproclamada república de Donetsk, e os moradores remanescentes estão sem água potável e energia elétrica.