Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio devasta ilha de Stromboli, no sul da Itália

Ilha de Stromboli, ao sul da Itália, foi devastada por incêndio - Divulgação: Ansa Brasil
Ilha de Stromboli, ao sul da Itália, foi devastada por incêndio Imagem: Divulgação: Ansa Brasil

27/05/2022 19h11Atualizada em 27/05/2022 19h53

PALERMO, 28 MAIO (ANSA) - As autoridades italianas estão investigando um incêndio que destruiu metade da vegetação da ilha vulcânica de Stromboli, na costa da Sicília, nos últimos dias.

O prefeito da vizinha Lipari, Marco Giorgianni, informou que irá pedir "um estado de desastre natural" após as chamas atingirem dezenas de hectares nas últimas 48 horas.

O incêndio foi controlado com o apoio de bombeiros e voluntários enviados de balsa de Lipari. Os carabineiros também foram mobilizados ao local para manter os habitantes e turistas longe do perigo.

A extensão dos danos está sendo avaliada, mas Giorgianni afirma que provavelmente será "enorme". A autoridade local abriu uma investigação para determinar as causas do incêndio, porque, de acordo com informações preliminares, ele começou durante a gravação da série "Proteção Civil", dirigida por Marco Pontecorvo.

Segundo relatos, as chamas faziam parte de uma cena e, devido ao forte vento, elas se descontrolaram e se espalharam pelas encostas da montanha.

Giorganni explicou que as chamas destruíram "metade da vegetação, deixando uma enorme mancha preta por dezenas e dezenas de hectares" da pequena ilha, embora felizmente não tenha causado danos pessoais.

Já o diretor da Defesa Civil da Itália, Salvo Cocina, que visitou a ilha nas últimas horas, afirmou que "serão as autoridades competentes que determinarão quem é o responsável pelo incêndio que destruiu quase metade da vegetação da ilha e alguns edifícios e colocou em risco a segurança da população".