Topo

Esse conteúdo é antigo

Ativistas ambientais atacam obra de Andy Warhol em Milão

Ativistas ambientais jogaram farinha em obra do artista Andy Warhol em Milão, na Itália - Handout/Last Generation via AFP
Ativistas ambientais jogaram farinha em obra do artista Andy Warhol em Milão, na Itália Imagem: Handout/Last Generation via AFP

18/11/2022 09h43

Ativistas ambientais jogaram oito quilos de farinha sobre uma obra do ícone da pop art Andy Warhol em exposição em Milão.

O ato ocorreu na mostra "Andy Warhol: A Publicidade da Forma", em cartaz na capital financeira da Itália, e mirou um carro estilizado pelo artista americano.

Além da farinha, dois ativistas colaram suas mãos nos vidros do automóvel, enquanto o restante do grupo estourou bexigas com tinta no chão.

O protesto foi realizado pelo grupo Última Geração, costela italiana do Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção, em tradução literal), movimento que diz lutar contra o colapso do clima e responsável por atos semelhantes em outros museus da Europa.

Nos últimos meses, membros do Última Geração já atacaram obras de Van Gogh e Botticelli em museus de Roma e Florença, respectivamente, mas sem causar danos às pinturas.