Topo

Morre Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco

08/01/2023 13h27

SÃO PAULO, 8 JAN (ANSA) - Exatos 10 dias após a morte do rei Pelé, o futebol brasileiro sofreu mais uma grande perda neste domingo (8): Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, morreu aos 68 anos de idade, após uma batalha contra um câncer de intestino.   


"É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o maior de todos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e presidente. Te amaremos para sempre, Calu.   


Descanse em paz", escreveu o time cruzmaltino no Twitter.   


Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, torcedor fanático do Vasco, disse que Dinamite era seu ídolo "desde criança". "O cara que me fez viver as primeiras emoções com o meu Vascão. Um ser humano generoso e amigo. Vai em paz, Dinamite. Obrigado por todos os momentos de alegria que você me proporcionou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e à legião de fãs desse craque", disse Paes nas redes sociais.   


Atacante notabilizado por seu apurado faro de gol, Dinamite atuou durante duas décadas no cruzmaltino - período dividido por uma breve passagem pelo Barcelona - e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).   


Além disso, se tornou o maior artilheiro da história do Vasco (702 gols), do Brasileirão (190) e do Carioca (284). Também marcou 20 gols pela seleção brasileira e participou das Copas do Mundo de 1978 e 1982.   


Nascido Carlos Roberto de Oliveira, ele ficou eternizado com o apelido de "Dinamite" após um jornal esportivo ter publicado a manchete "Garoto-dinamite explodiu" depois de uma vitória do Vasco sobre o Internacional no Maracanã.   


Após pendurar as chuteiras, Dinamite foi deputado estadual no Rio de Janeiro por cinco mandatos consecutivos (1995-2015). O ex-craque também foi presidente do Vasco entre 2008 e 2014, período em que o clube conquistou seu último título nacional, a Copa do Brasil de 2011, mas também foi rebaixado duas vezes (2008 e 2013) para a Série B.   


Em 2022, Dinamite admitiu que se arrependia de ter assumido a presidência do clube cruzmaltino.   


Há 10 dias, o ex-craque publicou uma homenagem a Pelé no Instagram: "Triste com sua partida, meu ídolo. O melhor dos melhores! Referência dentro do futebol para todos nós jogadores.   


Tenho muito orgulho de ter conhecido você e vestido a mesma camisa 10 que você imortalizou com tanta maestria. Obrigado por tudo! A saudade já é grande". (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.