Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa diz que teve forte pneumonia e que não vai parar de viajar

29.mar.23 - Papa Francisco no dia da internação, em audiência na Praça São Pedro, no Vaticano - Guglielmo Mangiapane/REUTERS
29.mar.23 - Papa Francisco no dia da internação, em audiência na Praça São Pedro, no Vaticano Imagem: Guglielmo Mangiapane/REUTERS

30/04/2023 16h11

ROMA, 30 ABR (ANSA) - O papa Francisco revelou, durante conversa com jornalistas no avião papal no retorno da Hungria para Roma neste domingo (30), que a forte pneumonia que teve e que provocou sua internação no último mês não vai parar suas viagens internacionais.

O religioso ficou internado em um hospital de Roma entre 29 de março e 1º de abril por conta do problema de saúde.

"Tive um forte mal-estar no fim da audiência daquela quarta-feira. Não tive vontade de almoçar, dormi um pouco, mas tinha uma febre muito alta. E, depois das 15h, o médico me levou para o hospital", afirmou.

Conforme o pontífice, ele teve "uma pneumonia aguda forte, na parte baixa do pulmão" e "graças a Deus estou aqui para contar isso porque o corpo respondeu bem".

Questionado sobre sua próxima viagem, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, em Portugal, em agosto, o líder católico afirmou que "espera" ir para lá mesmo que a mobilidade não seja a mesma.

"Espero conseguir fazer. Vocês veem que não é a mesma coisa de dois anos atrás, uso a bengala agora. Mas, estou melhor e, no momento, a viagem não está cancelada. Depois viajo para Marselha, depois para a Mongólia, depois tem mais uma que não lembro agora. A programação me faz movimentar", disse ainda referindo-se aos seus problemas de mobilidade por conta de uma lesão no joelho direito. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.