Escritor americano Paul Auster morre aos 77 anos

NOVA YORK, 1 MAI (ANSA) - Morreu na última terça-feira (30), aos 77 anos de idade, o prolífico escritor americano Paul Auster, autor de mais de 40 obras em sua carreira, entre romances, não-ficção, poesia e roteiros de cinema.   

O autor da "Trilogia de Nova York" faleceu em sua casa, no Brooklyn, em decorrência de complicações de um câncer de pulmão.   

Ele deixa a esposa, Siri Hustvedt, uma filha, Sophie Auster, e um neto e, em 2022, perdera um filho, Daniel Auster, vítima de overdose aos 44 anos.   

Nascido de uma filha judaica de ascendência austríaca em 1947, em Nova Jersey, Auster transformou o bairro do Brooklyn, em Nova York, em sua casa e cenário para seus livros, que foram traduzidos para mais de 40 idiomas.   

O escritor iniciou a carreira literária em 1982, com "A invenção da solidão", livro de memórias sobre seu relacionamento com o pai, e alcançou o sucesso com a "Trilogia de Nova York", composta por "Cidade de vidro" (1985), "Fantasmas (1986) e "O quarto fechado à chave" (1986).   

Auster publicou seu último romance, "Baumgartner", em 2023, obra que narra a história de um um excêntrico professor de filosofia mergulhado na tristeza pela perda de seu amor. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes