Conselho da Petrobras demite diretor financeiro e sócio de Prates
O diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, Sergio Caetano Leite, foi demitido nesta quarta-feira (15) do cargo pelo conselho de administração. A informação foi antecipada pela coluna.
A proposta partiu do presidente do conselho, Pietro Mendes, que justificou a relação próxima de Leite com Jean Paul Prates, demitido ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles são sócios em empresas.
Dois conselheiros votaram contra a destituição do diretor, alegando que não estava prevista na pauta. São eles: Marcelo Gasparino da Silva e Francisco Petros. Todos os demais votaram a favor.
O presidente do conselho é ligado ao ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), com quem Prates se desentendeu. A demissão do ex-sócio de Prates foi mais uma demonstração de força de Silveira.
Prates não compareceu na reunião que aprovou a sua demissão. Seria a última participação dele no colegiado. No seu caso, houve apenas um voto divergente. O conselheiro Gasparino, que representa os minoritários, se absteve. A coluna apurou que ninguém saiu em defesa de Prates.
Conforme a coluna antecipou, enquanto correm os trâmites para a contratação de Magda Chambriand para o comando da petroleira o consellho indicou Clarice Coppetti (Relacionamento Institucional e Sustentabilidade) como presidente interina.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.