Tiroteio deixa dois mortos e dois feridos no centro de Paris

Um policial foi morto e outros dois ficaram feridos em um tiroteio em Paris.

A troca de tiros ocorreu na Champs-Élysées, uma famosa avenida parisiense, que foi fechada pelas autoridades depois da ocorrência.

Segundos alguns dos relatos, o autor dos disparos teria sido morto por policiais no confronto. Ele ainda não foi identificado.

O tiroteio ocorre às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais francesas - naquele momento, os candidatos faziam suas considerações finais em um debate na TV, último antes da votação do domingo.

Ainda não há evidências de qual seria o motivo dos disparos - fontes policiais citadas pela agência de notícias Reuters disseram que podem ter sido desencadeados por uma tentativa de assalto.

'Alvo deliberado'

Segundo Pierre-Henry Brandet, porta-voz do Ministério do Interior, um carro parou ao lado de um ônibus da polícia pouco antes das 21h (16h em Brasília).

Um homem teria saído do veículo abrindo fogo contra o ônibus policial, dando início ao tiroteio, acrescentou Brandet. Após matar um policial, ele teria tentado fugir enquanto atirava contra outros agentes - dois deles acabaram feridos.

O suspeito acabou morto pelas forças policiais.

Para o porta-voz, essa sequência de acontecimentos indicam que se tratou de um ataque deliberado contra os agentes.

Segundo a rede francesa BFMTV, fontes afirmaram que o atirador era conhecido dos serviços de segurança, e falou sobre sua vontade de matar policiais no serviço de mensagens instantâneas Telegram, semelhante ao WhatsApp.

Não há indicações de que se trata de um atentado, mas a Champs-Élysées é vista há bastante tempo como um alvo potencial de extremistas, devido ao alto número de visitantes e sua fama mundial, afirma o repórter da BBC Hugh Schofield, que está na cidade.

Toda a avenida foi evacuada, e os policiais estão aglomerados próximos à estação de metrô George 5º.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos