Topo

Quem é o 'guru rockstar' condenado a 10 anos por estupro e que foi pivô de onda de violência na Índia

Cartaz do filme "Messenger of God" ("Mensageiro de Deus"), do guru indiano Ram Rahim Singh - Reprodução
Cartaz do filme "Messenger of God" ("Mensageiro de Deus"), do guru indiano Ram Rahim Singh Imagem: Reprodução

28/08/2017 08h00

Um tribunal no norte da Índia condenou um polêmico guru a dez anos de prisão por estuprar duas de suas seguidoras.

Gurmeet Ram Rahim Singh, conhecido como "Rockstar Baba", tinha sido considerado culpado na semana passada pelo mesmo tribunal. O veredito provocou um distúrbios nos Estados de Haryana e Punjab, que deixaram pelo menos 38 mortos e mais de 200 feridos.

Milhares de policiais foram enviados nesta segunda-feira a Panchkula, cidade que sediou o julgamento, para prevenir novas eclosões de violência.

Cerca de 200 mil seguidores do guru tinham se concentrado na cidade na semana passada para acompanhar o julgamento. Na sexta-feira, as forças de segurança bloquearam ruas e foram fechadas escolas, escritórios e serviços de trem.

Houve casos de vandalismo e ao menos duas estações de trem foram incendiadas.

Policiais usaram gás lacrimogênio e jatos d'água para controlar a multidão.

O guru foi considerado culpado pelo estupro de duas seguidoras em 2002. Ele foi levado em custódia, e espera-se que a corte divulgue a pena na segunda-feira.

Mas, afinal, quem é Gurmeet Ram Rahim Singh?

25.ago.2017 - Seguidor do líder espiritual Gurmeet Ram Rahim Singh pede a policial que o ajude a ficar em segurança após ser acertado com um bastão durante os protestos pela condenação do guru por dois estupros - AFP PHOTO / MONEY SHARMA - AFP PHOTO / MONEY SHARMA
25.ago.2017 - Seguidor do líder espiritual Gurmeet Ram Rahim Singh pede não agressão a policial após ser acertado com um bastão durante os protestos que deixaram mais de 30 mortos
Imagem: AFP PHOTO / MONEY SHARMA

'Guru das joias'

Conhecido como "Rockstar Baba", Singh tem 50 anos e frequentemente é visto usando roupas coloridas e já apareceu em vários clipes. Ele também ganhou o apelido de "guru das joias" por ostentar bijuterias.

Com aparência de estrela do rock, é um dos gurus mais poderosos da Índia, e, para seus milhares de seguidores, tem status de divindade.

"Ele tem centenas de milhares de seguidores", diz Justin Rowlatt, do serviço hindu da BBC.

Segundo Rowlatt, o guru se locomove de moto e já apareceu em vários filmes próprios, além de shows de rock. Ele tem até sua linha de alimentos e é o líder da seita Dera Sacha Sauda.

Em seu site, o culto afirma ter mais de 60 milhões de seguidores e se define como "uma organização espiritual e de bem-estar social que pratica o humanitarismo e o altruísmo". Singh se tornou líder da seita aos 23 anos.

Além de dirigir vários hospitais e escolas, a Dera Sacha Sauda diz lutar por reformas para as trabalhadoras sexuais e contra o infanticídio feminino.

Em 2010, a seita organizou um "mutirão de casamentos" nos quais mais de mil seguidores "se voluntariaram" para casar com trabalhadoras sexuais.

'Santo'

Singh é descrito por seus devotos em várias páginas na internet como um santo, além de "inventor, escritor, cientista, filósofo, filantropo, ativista pela paz e humanista definitivo".

Nos últimos meses, o guru esteve em meio a uma polêmica após acusações de ter forçado 400 seguidores a se submeterem à castração para "se aproximar de deus".

Ele também é acusado de estupro e assassinato, acusações que nega.

No passado, ele foi criticado por debochar de figuras religiosas. Em 2007, a comunidade Sikh o acusou de insultar sua fé quando ele apareceu em uma publicidade vestido como o Guru Gobind Singh, reverenciado por eles.

Em 2015, uma organização hindu prestou queixa contra Singh depois que ele apareceu em um vídeo posando como o deus hindu Vishnu.