Topo

O trabalho dos bombeiros na tragédia de Brumadinho; veja fotos

27/01/2019 19h17

Desde sábado, o fotógrafo Lucas Landau tem percorrido Brumadinho, Minas Gerais, onde uma barragem se rompeu na sexta-feira, deixando centenas de desaparecidos e dezenas de mortos.

Ao lado da equipe do Corpo de Bombeiros, ele viu o resgate de um corpo em um hortifruti que foi engolido pela lama.

"Não dá para identificar o gênero, mas a pessoa estava soterrada, apenas com parte do corpo para fora, debaixo do que antes era um hortifruti. Os bombeiros tiveram que usar caixas para conseguir pisar na lama, que é muito grossa e funda."

As pessoas que aparecem na foto, diz Lucas, são moradores da região ou curiosos, que foram levar mantimentos ou oferecer ajuda à população de Brumadinho.

"Os bombeiros ficaram analisando as margens, procurando pessoas. Não me pareceu um time abatido. Vi pessoas engajadas, com preocupação e vontade. Senti um grande esforço por parte deles, uma união das equipes para encontrarem possíveis sobreviventes."

As fotos mostram o tamanho da devastação da barragem que se rompeu, demolindo casas, arrastando carros e devastando a vegetação.

Neste domingo, ele acompanhou o resgate de animais, já que a busca por sobreviventes ficou suspensa ao longo do dia por causa de um risco de novo rompimento, dessa vez da barragem B6. O alarme já foi descartado.

"Fotografei a tentativa de resgate de uma vaca, que não deu certo", conta ele.

"Em seguida, os bombeiros foram até uma área remota, pelo mato e pela lama, para procurar sobreviventes ou corpos. Achamos uma casa abandonada, não atingida, com um cachorro e várias gaiolas com passarinhos". Tanto o cão quanto as aves foram socorridas.

"Três gaiolas não couberam nas duas viagens do helicóptero, fazendo com que o bombeiro civil Leôncio Valverdes, 46, os soltasse", relata o fotógrafo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=y7QW7XoM65M

https://www.youtube.com/watch?v=zKn_caqf_bo

https://www.youtube.com/watch?v=rsCnfbnRUeM