O trabalho dos bombeiros na tragédia de Brumadinho; veja fotos
Desde sábado, o fotógrafo Lucas Landau tem percorrido Brumadinho, Minas Gerais, onde uma barragem se rompeu na sexta-feira, deixando centenas de desaparecidos e dezenas de mortos.
Ao lado da equipe do Corpo de Bombeiros, ele viu o resgate de um corpo em um hortifruti que foi engolido pela lama.
"Não dá para identificar o gênero, mas a pessoa estava soterrada, apenas com parte do corpo para fora, debaixo do que antes era um hortifruti. Os bombeiros tiveram que usar caixas para conseguir pisar na lama, que é muito grossa e funda."
As pessoas que aparecem na foto, diz Lucas, são moradores da região ou curiosos, que foram levar mantimentos ou oferecer ajuda à população de Brumadinho.
"Os bombeiros ficaram analisando as margens, procurando pessoas. Não me pareceu um time abatido. Vi pessoas engajadas, com preocupação e vontade. Senti um grande esforço por parte deles, uma união das equipes para encontrarem possíveis sobreviventes."
As fotos mostram o tamanho da devastação da barragem que se rompeu, demolindo casas, arrastando carros e devastando a vegetação.
Neste domingo, ele acompanhou o resgate de animais, já que a busca por sobreviventes ficou suspensa ao longo do dia por causa de um risco de novo rompimento, dessa vez da barragem B6. O alarme já foi descartado.
"Fotografei a tentativa de resgate de uma vaca, que não deu certo", conta ele.
"Em seguida, os bombeiros foram até uma área remota, pelo mato e pela lama, para procurar sobreviventes ou corpos. Achamos uma casa abandonada, não atingida, com um cachorro e várias gaiolas com passarinhos". Tanto o cão quanto as aves foram socorridas.
"Três gaiolas não couberam nas duas viagens do helicóptero, fazendo com que o bombeiro civil Leôncio Valverdes, 46, os soltasse", relata o fotógrafo.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
https://www.youtube.com/watch?v=y7QW7XoM65M
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.